Como Eu Faço
VISITA DOMICILIAR
A Visita Domiciliar é um dos instrumentos mais indicados à prestação de assistência à saúde, do indivíduo/família e comunidade e deve ser realizada mediante processo racional, com objetivos definidos e pautados nos princípios de eficiência. Apesar de antiga, a Visita Domiciliar traz resultados inovadores, uma vez que possibilita conhecer a realidade do cliente e sua família, contribuindo para a redução de doenças por meio da prevenção e promoção da saúde, além de fortalecer os vínculos entre o usuário e a Unidade de Saúde da Família.
Realizada principalmente pelos Agentes Comunitários de Saúde, além dos Técnicos de Enfermagem, Enfermeiros, Médicos e Equipe de Saúde Bucal. A Visita Domiciliar é também conhecida como VD.
No primeiro momento é feito pelo agente comunitário de saúde que colhe a historia do paciente na visita domiciliar, relata isso para o enfermeiro e ele solicita uma consulta, marcada essa consulta o paciente procura o guichê da sua equipe conhecido como acolhimento ali será confirmado a consulta com o médico ou o enfermeiro, o paciente dentro da consulta passará a história para o enfermeiro ou medico que lançará no sistema, onde a família do paciente já esta cadastrada, lá será lançado todo o procedimento com o paciente, é a mesma coisa do prontuário de papel só que agora no sistema. O profissional já solicitará a consulta de retorno para o paciente que ao sair procurará o agente que ira orienta-lo como serão as marcações de exames, consultas e encaminhamentos onde se cadastra no sisreg (sistema de regulação).
Técnico de Enfermagem
Enfermeiro
Médico
Técnico de Enfermagem
Esse profissional é responsável por fazer a classificação de risco na unidade(quando o paciente passa pelo acolhimento, solicitando atendimento), ele também é responsável pela realização de vacinação dos pacientes, teste dos pezinhos dos recém nascidos, curativos, coleta de sangue, verificação de pressão e glicose.
Enfermeiro