CONHEÇA ESTA HISTÓRIA

Samuel Penha Valle - 09/10/1929 - 23/05/1998



            Médico de Saúde Pública nascido na Cidade do Rio de Janeiro. Formou-se em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina. Fez cursos de Especialização em Saúde Pública, na Escola Nacional de Saúde Pública; Medicina do Trabalho, na UERJ, e Curso de Especialização em Docência Universitária, na Universidade Gama Filho. No exercício profissional, exerceu o cargo de Diretor dos Centros Municipais de Saúde da XII RA e da VIII RA. Foi Diretor da Divisão de Educação Sanitária e da Divisão de Medicina Preventiva, da Secretaria de Saúde do Estado da Guanabara.
            Na Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, foi Diretor do Departamento de Recursos Humanos e do Departamento Geral de Epidemiologia e Controle de Doenças.
            Na área Docente, lecionou nas Faculdades de Enfermagem Ana Neri, Rachel Hadock Lobo, Alfredo Pinto e nas de Medicina de Vassouras, Petrópolis e Gama Filho.
            Apaixonado pela profissão, o Dr. Samuel Penha Valle era um idealista que almejava que todos tivessem acesso a um serviço de saúde pública de qualidade.
            Ao aposentar-se, veio trabalhar como médico cooperativado, no Posto de Saúde Doutora Maria Aparecida de Almeida - CAP 5.3, onde continuou exercendo sua profissão com competência, carinho e atenção ao usuário.
            Relato conseguido junto à doutora Maria Augusta, viúva do doutor Samuel.

História da comunidade 

Levantada através dos Agentes Comunitários de Saúde, da Assistente Social (que é moradora da comunidade) e da Associação de moradores.
Famílias de várias comunidades carentes, atingidas pela enchente de 1966, foram remanejadas para albergues provisórios, dentre eles, o albergue de Vila Paciência, denominado CHP7 (Centro de Habitação Provisória).
Daquelas famílias, foram acolhidas as seguintes comunidades: Jacarepaguá e Caju, sendo esta última por motivo da construção da ponte Rio - Niterói.
A comunidade de Vila Paciência é subdividida em duas áreas chamadas de parte alta e parte baixa, conhecida também como Vagão. A área baixa recebeu o vulgo vagão, pois suas construções obedecem ao modelo de vagões de trem. 
A comunidade recebeu o apelido Aço porque tinha um barracão de aço, e por que, também, os moradores da comunidade tinham por mania jogarem ácido muriático no rosto das pessoas pelo envolvimento em rixas.
Em 1992, a comunidade recebeu o nome de Vila Paciência durante a gestão do antigo presidente da Associação de Moradores (AMOVIPA), senhor Ricardo, e da senhora Maura, constituída vice-presidente à época. Entretanto, antes mesmo de receber o nome de Vila Paciência, a comunidade chamava-se Fazenda Brasília, uma vez que, segundo informações, tratava-se do período histórico de uma fazenda de escravos.
Hoje, a comunidade encontra-se parcialmente pavimentada, obras realizadas por intermédio do Programa Favela-Bairro na antiga gestão do Prefeito César Maia.



Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.