quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Principais Emergências Municipais Fazem Mais de Seis Mil Atendimentos Durante o Carnaval
Foram realizados ainda 135 procedimentos cirúrgicos |
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) realizou 6.112 atendimentos médicos durante o carnaval, nas principais emergências de sua rede. A unidade que recebeu mais pacientes entre sábado, 18, e terça-feira, 21, foi o Hospital Municipal Souza Aguiar, com 1.125 atendimentos. O Salgado Filho, por sua vez, realizou mais procedimentos cirúrgicos, com 52 operações de emergência. O dia de maior movimento na rede foi sábado, com 1.239 pessoas assistidas.
Durante a apresentação das escolas de samba, entre sexta, 17, e terça-feira, 21, a SMSDC realizou 1.952 atendimentos nos nove postos disponibilizados para os foliões no Sambódromo e no Terreirão de Samba. Desse total, 62 pessoas precisaram ser removidas para hospitais municipais.
No próximo sábado, dia do desfile das escolas campeãs, a SMSDC oferece à população nove postos de atendimento médico localizados nos setores 2, 7, 8 e 11, na Concentração, na Apoteose, na Avenida Salvador de Sá e dois no Terreirão do Samba, a partir das 17h.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Relatórios de Casos de Dengue
Durante as seis primeiras semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 11 de fevereiro) foram notificados 6.745 casos suspeitos de dengue no estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Exames realizados em amostras de sangue confirmaram a presença do vírus tipo 1 nos municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Itaboraí, Valença e Rio de Janeiro. O tipo 4 foi encontrado em Niterói, Nova Iguaçu, Mesquita e Rio de Janeiro.
Lembramos que os dados de casos notificados foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios de todo o estado até às 16 horas desta terça-feira, dia 14 de fevereiro.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue - A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Grupo de Adolescentes
Hoje deu-se início o Grupo de Adolescentes aqui na Unidade, houve a participação da Assistente Social Lindauria onde falou sobre o ECA (Estatuto da Criança e o Adolescente) e a Farmacêutica Caroline que falou sobre DST. Quem estiver interessado em participar do Grupo, procure pelos organizadores, ACS Leando e a ACS Isabel.
Dose imediata de Antibióticos
Hoje começou o projeto "DOSE IMEDIATA". Conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, uma criança com infecção respiratória aguda, medicada com antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS). A campanha “Antibiótico: primeira dose imediata” é uma promoção da Pastoral da Criança, e tem sido vinculada nos meios de comunicação a recomendação para tal ação. A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda na unidade de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais por infecções respiratórias entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país.Tão ação acontecerá na farmácia, onde receberá toda a informação pela farmacêutica Caroline e a Técnica de Farmácia Thayná. Ao se administrar a primeira dose na unidade de saúde iremos garantir a correta administração da medicação, esclarecendo eventuais dúvidas, de forma prática ao paciente, garantindo também o acesso e a efetividade de seu tratamento, o que resultará na melhora de seu quadro clínico.quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Grupo de Estudos - CF Samuel Penha Valle
Hoje deu-se início o grupo de estudos da CF Samuel Penha Valle tem por objetivos a construção de um saber coletivo, baseado nas experiências dos profissionais participantes. Todos da equipe aderiram a iniciativa e consideram de grande importância para a construção dos processos de trabalho na unidade. Os temas serão decididos a cada encontro. No primeiro encontro foi discutido o tema "Humanização no serviço de saúde".
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
9ª Caminhada da Dengue
Equipe Samuel Penha Valle junto com os estudantes do VER SUS |
Realizamos a 9ª caminhada contra a Dengue pela comunidade de Jardim Santa Cruz onde orientamos os moradores sobre a identificação e destruição de possíveis focos do mosquito transmissor da doença, profissionais de saúde acompanharão a ação, junto com os estudantes do VER SUS, onde distribuímos preservativos orientado sobre DSTs também. O objetivo é mobilizar população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do Aedes aegypti.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
QUALIDIA VER SUS
Hoje ocorreu o evento do QUALIDIA junto com os estudantes do VER SUS e alguns gerentes das Unidades de Saúde da Família na Área CAP 5.3, onde foi discutido o Auto-cuidado dos pacientes de Hipertensão e Diabetes. O Ministério da Saúde formulou o projeto “Educação em Saúde para o Autocuidado e Avaliação Contínua de Qualidade da Atenção ao Diabetes no Brasil”- QUALIDIA, que tem por objetivo fortalecer e expandir as ações do SUS para a educação em saúde para o autocuidado, mobilização comunitária, avaliação contínua, implementação da melhoria da gestão de linhas de cuidado em diabetes e hipertensão, por meio de cooperação técnica e compartilhamento de experiências.
Diante de uma prevalência estimada de diabetes autoreferido de 5,8% para população igual ou maior 18 anos, segundo o VIGITEL 2009 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) da SVS/MS , que representa cerca de 8.000.000 portadores de diabetes autoreferidos, e considerando que cerca de 30% das pessoas não sabem que são portadores de diabetes, o que nos permite estimar que cerca de 11.000.000 pessoas têm diabetes no Brasil, e que recente análise da mortalidade brasileira publicada no documento Saúde Brasil (MS, 2008), mostrou a tendência de aumento da mortalidade por diabetes para o Brasil e regiões para a população 20 a 74 anos de 1990 a 2006 (de 16,3 por 100 mil habitantes em 1990 para 24,0 por 100 mil habitantes em 2006).
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
ANIVERSÁRIO DE UM ANO DA CLINICA
HOJE ESTAMOS EM FESTA !!!
PARA COMEMORAÇÃO DE UM ANO DE INAUGURAÇÃO
DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SAMUEL PENHA VALLE
OS FUNCIONÁRIOS OFERECERAM SALADA DE FRUTAS AOS PACIENTES
PARA SIMBOLIZAR A SAÚDE. ACREDITANDO QUE ESTE É SÓ MAIS UM ANOS QUE SE COMPLETA DE MUITOS PELA FRENTE !!!
GRUPO DE CAMINHADA
CLÍNICA DA FAMÍLIA SAMUEL PENHA VALLE
convida a todos para participar do grupo da caminhada,
todas 3ª e 5ª às 8:00 hs da manhã
todas 3ª e 5ª às 8:00 hs da manhã
idosos, hipertensos e diabéticos sua presença é indispensável.
RESPONSÁVEIS PELO GRUPO: (ACS) Michelle Cristina de Oliveira e (ACS) Marcelo Resende Lessa.
COM A COLABORAÇÃO: (ACS) Kerolen dos Santos Silva e (TSB) Laís Carvalho.