Curioso com essa patologia que nossas pacientes podem vivenciar durante a gestação, eu e os demais blogueiros fomos em busca de saber quais riscos elas sofrem com isso.
A hipertensão na gravidez pode vir como uma faca de dois gumes. Através de uma pesquisa feita na Dinamarca com 275 mil nascimentos em um período de 27 anos, foi constatado que a hipertensão arterial pode trazer benefícios à criança, nos 3 primeiros meses da gestação, enquanto que nos 3 meses finais pode fazer muito mal ao bebê.
Em entrevista a matéria do jornal "O Globo" o professor Jacobus Boomsma, coordenador do estudo diz as seguintes palavras:
" - A pressão alta neste estado vem confundindo os cientistas, que se perguntam por que razão tal condição médica não foi, até agora, removida por seleção natural em nossos ancestrais. As teorias evolutivas, no entanto, enfatizam que paradoxos deste tipo servem para conflitos genéticos entre pais e filhos. Partimos então para um tipo de explicação estatística. "
Fique alerta: no inicio da gravidez, a ocorrência de pressão alta acaba deixando o bebê mais saudável, porém no fim da gestação, em 10% dos casos a pressão alta chega a gerar mortalidade infantil no primeiro ano de vida dos bebês. Então você gestante, fique atento a sua pressão e acompanhe passo a passo toda a sua gestação com seu médico, principalmente no ultimo ciclo.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/saude/pressao-arterial-de-gravida-pode-afetar-saude-do-bebe-7669876#ixzz2M211zxU9
Postagem:
- Marcio Dias; .
Edição de postagem:
- Rodrigo Xavier
Imagens:
- Marcio Dias.
Eu tive pressão alta no inicio da gravidez e tive medo pois, todos falam que pressão alta é muito perigoso, mesmo no inicio, agora com essa noticia fiquei mais aliviada, estou no ultimo trimestre da gravidez e minha pressão esta normal/baixa, espero que continue assim.
ResponderExcluirNão deixe de verificar sempre sua pressão arterial, e principalmente, de ir regularmente em todas as suas consultas pré-natal. Uma ótima gestação para você!
Excluir