CF SAMUEL PENHA VALLE

Av Cesario de Melo 12569, Vila Paciêncai - Santa Cruz - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 23595040 | ☎ Telefone:(21) 3313-0945
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Bruno Sá | CNES 6683851 - ESF: 03 | ESB: 02

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

CLÍNICA DA FAMÍLIA SAMUEL PENHA VALLE RECEBE PREMIAÇÃO

CLÍNICA DA FAMÍLIA SAMUEL PENHA VALLE RECEBE PREMIAÇÃO

A Clínica da Família Samuel Penha Valle, recebeu os certificados de participação da CAMPANHA DA FRATERNIDADE, NATAL DO ENCANTAMENTO e conquistou o 1º lugar na CAMPANHA DEZEMBRO DA FRATERNIDADE realizado no último dia 21/12/2011 dentro da clínica, para o seu território de abrangência. O secretário de saúde Hans Dohmann entregou ao gerente Marcelo Barbosa Garcia no dia 28/12/2011 na Clínica da Família Helande de Mello, os certificados  da unidade.

PARABÉNS TODA EQUIPE DA CF SAMUEL PENHA VALLE PELO ESFORÇO!








terça-feira, 27 de dezembro de 2011

HOSPITAL ESTADUAL CARLOS CHAGAS RECEBE O PRIMEIRO TOMÓGRAFO PARA OBESOS DE TODO BRASIL

HOSPITAL ESTADUAL CARLOS CHAGAS RECEBE O PRIMEIRO TOMÓGRAFO PARA OBESOS DE TODO BRASIL


O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, entregou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira, dia 27 de dezembro, o primeiro tomógrafo para obesos de até 320 kg de todo o Brasil – incluindo as redes pública e privada de saúde. Com investimento de R$ 1,59 milhão e garantia total de três anos, o novo equipamento tem 64 canais e também pode realizar exames de coração, com análise da artéria coronária, garantindo, assim, o atendimento de duas demandas. O equipamento está instalado no Hospital Estadual Carlos Chagas, que passou por obras de adaptação - tanto na rede física quanto na elétrica - para receber o novo tomógrafo. A expectativa é que sejam realizados até 2 mil exames por mês neste novo tomógrafo.

Apenas o Rio Imagem – novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Governo do Estado do Rio de Janeiro, inaugurado no início de dezembro - possui outro tomógrafo de 64 canais na rede pública de saúde.

De última geração, o tomógrafo tem capacidade para realizar exames em pacientes de até 320 kg, pois possui mesa de fibra de carbono e um diâmetro de passagem no tubo 10 cm maior que os tomógrafos convencionais. Até então, pacientes com excesso de peso só realizavam exames de tomografia utilizando um equipamento veterinário.

Programa Obesidade - A cirurgia bariátrica,mais conhecida como cirurgia de redução de estômago, tem possibilitado mais saúde e qualidade de vida para um número cada vez maior de pacientes. Isso por conta do Programa de Cirurgia Bariátrica da Secretaria de Estado de Saúde, que foi implantado em dezembro de 2010 e já operou 216 pacientes desde então. O responsável pelo programa é o médico Cid Pitombo, mestre e doutor em cirurgia e membro do Comitê de Educação Continuada da Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e também membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Em 2010, por exemplo, foram feitos em todo estado do Rio de Janeiro apenas 16 cirurgias bariátricas. O crescimento entre 2010 e 2011 é de mais de 1.200%, atendendo pacientes moradores de 30 municípios do estado.

- Em 2009, o Estado do Rio de Janeiro era um dos últimos colocados na estatística do SUS em cirurgias bariátricas realizadas. Em 2011, essa realidade mudou. Em 12 meses, o Rio realizou mais cirurgias que nos últimos dez anos e, agora, presenteia o Programa com o mais moderno e mais adequado produtor de imagens que um obeso necessita em seu tratamento. Um exame completo pode ser realizado em somente 14 segundos. É o Estado cumprindo o seu maior papel: cuidar igualitariamente de todos que necessitam atendimento – destacou Cid Pitombo.

Experiente, Cid Pitombo realizou mais de mil cirurgias com a técnica de videolaparoscopia no Brasil e em países como México, Índia, Costa Rica e outros. Para o Programa estadual, o médico montou uma equipe multidisciplinar de 20 profissionais - entre eles médico cirurgião e assistente, anestesista, nutrólogo, endocrinologista, nutricionista, fisioterapeuta, instrumentador e enfermeiro. A capacidade do Programa é de realizar 20 cirurgias por mês e elas estão sendo realizadas no Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes.

Cirurgia sem fila de espera - Para se candidatar a uma cirurgia bariátrica no Programa do Estado, o paciente deve procurar um atendimento ambulatorial mais próximo de sua casa para que um médico faça uma primeira avaliação se a cirurgia é necessária ou não. Se a operação for indicada, o médico solicita uma segunda avaliação para a Central de Regulação de Cirurgia Bariátrica do Estado, que encaminha o pedido de forma online ao Hospital Estadual Carlos Chagas. O paciente é contatado e tem uma consulta de avaliação marcada. E, importante, não há fila de espera.

O paciente que tiver Índice de Massa Corpórea dentro do indicado (maior que 40kg/m² ou maior que 35kg/m² quando associado a fatores de comorbidade, como hipertensão e diabetes, entre outros), que preencham os pré-requisitos do Ministério da Saúde e não tiverem doenças graves associadas são avaliados, preparados e operados. A equipe do médico Cid Pitombo também acompanha todo o pós-operatório especializado, com orientações de nutricionista, psicólogo e avaliação periódica pelo cirurgião.

Vantagens da metodologia - Segundo o cirurgião Cid Pitombo, o Rio de Janeiro tem o primeiro programa com a totalidade das cirurgias feitas exclusivamente por videolaparoscopia. A utilização da técnica apresenta diversas vantagens na comparação com as técnicas convencionais: reduz o tempo de cirurgia e anestesia; menor incidência de complicações imediatas ou no pós-operatório; retorno mais rápido às atividades cotidianas e ao trabalho e resultado estético superior aos das técnicas convencionais. Além disso, a técnica - feita através de pequenos furos, nos quais são introduzidos uma microcâmera e micropinças - apresenta menos de 1% de mortalidade em grupos operados.

A diferença para quem se submeteu a uma cirurgia bariátrica - Uma das primeiras pacientes a ser operada pelo programa, a administradora Fernanda Wanick, de 33 anos, já perdeu 42 dos 119 quilos que tinha ao ser submetida à cirurgia bariátrica. Ela conta que aguardou apenas dois meses para ser operada, tempo muito menor do que ela imaginava. “Foi muito rápido. Eu estava confiante de que seria operada, mas não pensei que seria tão rápido”, revelou Fernanda.

A administradora acrescentou que está sendo muito bem atendida pela equipe e que recomenda às pessoas que tenham obesidade mórbida que recorram ao programa da Secretaria de Estado da Saúde. “Quando tenho qualquer dúvida, ligo para os cirurgiões, para a nutricionista e recebo orientações imediatas. Foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida e recomendo para todo mundo. Sempre que vejo uma pessoa obesa, tenho vontade de parar essa pessoa na rua e falar para ela do programa”, destacou Fernanda.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Festa de Fim de Ano na Unidade

Festa de Fim de Ano na Unidade


No dia 21 de dezembro realizamos nossa grande festa de fim de ano, impressionados e satisfeitos com a presença marcante dos moradores de nossa área. Quem veio com a família comemorou com cachorro-quente, refrigerante, pula-pula, piscina de bolinhas, sorteio de brinquedos, bolo e até mesmo uma visita do Papai Noel.



  
A Clínica da Família Samuel Penha Valle têm prestado serviços à comunidade neste primeiro ano em atividade com muito zelo, conhecendo, diagnosticando e curando histórias, participando dos sofrimentos e alegrias das mais de 8000 pessoas residentes em sua área de cobertura. Sabemos que ainda há muito que fazer, mas os primeiros passos já foram dados. Veja algumas fotos do evento:



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Defesa Civil Rio Forma a 2ª Turma do projeto NUDEC com mais de 1.500 Agentes Comunitários de Saúde

Defesa Civil Rio Forma a 2ª Turma do projeto NUDEC com mais de 1.500 Agentes Comunitários de Saúde

Prefeito Eduardo Paes entregando certificado e o kit da Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Subsecretaria de Defesa Civil, em Maio/2010, reestruturou o seu Programa de Preparação para Emergências e Desastres relacionados com Chuvas Fortes, e criou o Projeto NUDEC, um projeto de implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que tem o objetivo de aumentar a resiliência da população residente nas regiões mais vulneráveis da cidade; e operacionalizou oSistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, com o acionamento de Mensagens SMS – para os avisos de ALERTA, e com Sirenes - para os avisos de ALARME, ambos inéditos no Brasil.


Em Dezembro/2010, o Projeto NUDEC capacitou 2.087 Agentes Comunitários, dentre os quais formou 1.884 Agentes Comunitários de Saúde, do Programa Saúde da Família, com a implantação de 324 NUDEC.

Simultaneamente, a Defesa Civil Rio também criou uma Rede Municipal de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (Rede SVAC), que no período de Junho/2010 a Novembro/2011, cadastrou 3.852 pessoas. Todavia, com este importante reforço, a Defesa Civil está realizando Exercícios Simulados de Desocupação das Áreas de Alto Risco Geológico, nas Comunidades e nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino, para cerca de 18.000 famílias residentes nestas áreas.


O Subsecretário de Defesa Civil Marcio Motta

O Projeto NUDEC 2011 foi executado em 02 (duas) Fases: a fase de Capacitação dos Agentes e de Implantação dos NUDEC, respectivamente. Na 1ª Fase, os Agentes receberam instruções sobre Noções de Defesa Civil e de Primeiros Socorros, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio de Janeiro. Na 2ª Fase, os Agentes conheceram sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) e os Paradigmas do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes. Por conseguinte, foram cadastrados no projeto; definiram as suas Lideranças; receberam e distribuíram Cartazes de orientação para Prevenção e Mobilização das Comunidades nas Chuvas Fortes; e por fim, conheceram os critérios operativos e de arregimentação das equipes nas situações de emergências, por meio de telefones celulares.

                                                   Formatura dos Agentes Comunitários de Saúde

Os ACS vão integrar o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas fortes, permitindo a comunicação entre todos os integrantes. Eles também receberão um Kit de Emergência composto por 01 (uma) Lanterna, 01 (uma) Capa de Chuva e 01 (um) Apito para auxiliar e orientar a mobilização local nas situações de alerta. Com isso, estes agentes atuarão como multiplicadores da cultura de prevenção, repassando os alertas e as orientações da Defesa Civil nas comunidades onde atuam.

Agentes Comunitários de Saúde

Felizes por cumprir mais uma meta da Prefeitura da cidade, alcançando o feito em 2011, nesta formatura, de mais 245 NUDEC implantados, com a capacitação de 1.566 Agentes Comunitários de Saúde.

Por fim, a Defesa Civil Rio totalizou 569 NUDEC (somatório dos anos de 2010 e 2011), com 3.450 Agentes capacitados do Programa Saúde da Família.

Parabéns, aos Formandos da 2ª Turma do Projeto NUDEC! Parabéns, ao Cidadão Carioca! Parabéns, a Cidade do Rio de Janeiro! Parabéns, por prosseguir firma na luta de se tornar uma cidade, a cada dia mais segura; uma cidade, a cada dia mais resiliente aos desastres.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a Aids

1º de Dezembro Dia Mundial de Luta Contra a Aids


Em 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. E a campanha deste ano dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Semana da Criança com Saúde Bucal

Semana da Criança com Saúde Bucal


Durante os dias 24 a 29 de outubro, a Equipe de Saúde Bucal organizou um evento comemorando a semana da criança, com palestras sobre higiene oral, escovação, aplicação de flúor e claro, brincadeiras com a garotada de Vila Paciência. Eventos e atividades como estas são frequentes na estratégia da Unidade, uma vez que cerca de 40% dessas crianças não possuem água tratada onde moram.






































sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Grupo dos Adolescentes com Saúde Bucal

Grupo dos Adolescentes com Saúde Bucal


Ontem foi realizado mais um evento com o grupo de adolescentes, dessa vez tivemos a colaboração da equipe de Saúde Bucal, que falou sobre escovação, limpeza e toda higiene bucal e também tivemos uma aula de como fazer a escovação correta.











Infográfico

10 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
1,293,607 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
9.576 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde na Escola
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.