Prefeito Eduardo Paes entregando certificado e o kit da Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Subsecretaria de Defesa Civil, em Maio/2010, reestruturou o seu Programa de Preparação para Emergências e Desastres relacionados com Chuvas Fortes, e criou o Projeto NUDEC, um projeto de implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, que tem o objetivo de aumentar a resiliência da população residente nas regiões mais vulneráveis da cidade; e operacionalizou oSistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes, com o acionamento de Mensagens SMS – para os avisos de ALERTA, e com Sirenes - para os avisos de ALARME, ambos inéditos no Brasil.
Em Dezembro/2010, o Projeto NUDEC capacitou 2.087 Agentes Comunitários, dentre os quais formou 1.884 Agentes Comunitários de Saúde, do Programa Saúde da Família, com a implantação de 324 NUDEC.
Simultaneamente, a Defesa Civil Rio também criou uma Rede Municipal de Servidores, Voluntários e Amigos da Comunidade (Rede SVAC), que no período de Junho/2010 a Novembro/2011, cadastrou 3.852 pessoas. Todavia, com este importante reforço, a Defesa Civil está realizando Exercícios Simulados de Desocupação das Áreas de Alto Risco Geológico, nas Comunidades e nas Escolas Públicas da Rede Municipal de Ensino, para cerca de 18.000 famílias residentes nestas áreas.
O Subsecretário de Defesa Civil Marcio Motta
O Projeto NUDEC 2011 foi executado em 02 (duas) Fases: a fase de Capacitação dos Agentes e de Implantação dos NUDEC, respectivamente. Na 1ª Fase, os Agentes receberam instruções sobre Noções de Defesa Civil e de Primeiros Socorros, em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira – Filial Rio de Janeiro. Na 2ª Fase, os Agentes conheceram sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC) e os Paradigmas do Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes. Por conseguinte, foram cadastrados no projeto; definiram as suas Lideranças; receberam e distribuíram Cartazes de orientação para Prevenção e Mobilização das Comunidades nas Chuvas Fortes; e por fim, conheceram os critérios operativos e de arregimentação das equipes nas situações de emergências, por meio de telefones celulares.
Formatura dos Agentes Comunitários de Saúde
Os ACS vão integrar o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da cidade, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela prefeitura para a troca de mensagens. Os telefones recebem SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas fortes, permitindo a comunicação entre todos os integrantes. Eles também receberão um Kit de Emergência composto por 01 (uma) Lanterna, 01 (uma) Capa de Chuva e 01 (um) Apito para auxiliar e orientar a mobilização local nas situações de alerta. Com isso, estes agentes atuarão como multiplicadores da cultura de prevenção, repassando os alertas e as orientações da Defesa Civil nas comunidades onde atuam.
Agentes Comunitários de Saúde
Felizes por cumprir mais uma meta da Prefeitura da cidade, alcançando o feito em 2011, nesta formatura, de mais 245 NUDEC implantados, com a capacitação de 1.566 Agentes Comunitários de Saúde.
Por fim, a Defesa Civil Rio totalizou 569 NUDEC (somatório dos anos de 2010 e 2011), com 3.450 Agentes capacitados do Programa Saúde da Família.
Parabéns, aos Formandos da 2ª Turma do Projeto NUDEC! Parabéns, ao Cidadão Carioca! Parabéns, a Cidade do Rio de Janeiro! Parabéns, por prosseguir firma na luta de se tornar uma cidade, a cada dia mais segura; uma cidade, a cada dia mais resiliente aos desastres.
0 comentários:
Postar um comentário