A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugura nesta quarta-feira, 28 de março, a 58ª clínica da família da cidade, em Madureira. Localizada na Praça Patriarca, a Clínica da Família Souza Marques vai beneficiar 28 mil moradores e amplia para 40% a cobertura de saúde da família na região de Madureira e adjacências.
A unidade será a primeira a contar com um centro de atendimento específico para a mulher e abrigará, ainda, o terceiro Centro de Referência de Obesos do município.
A unidade será a primeira a contar com um centro de atendimento específico para a mulher e abrigará, ainda, o terceiro Centro de Referência de Obesos do município.
Atualmente, a cobertura de saúde da família chega aos 32% no município, o que equivale a 2 milhões de cidadãos com assistência integral e personalizada de saúde. O número é dez vezes maior do que no início da atual gestão, em 2009, quando havia cerca de 200 mil pessoas no programa e o índice de cobertura era de apenas 3,5%. Na região, em 2008, uma parcela de 11% da população era beneficiada pelo programa.
“A abertura da Clínica da Família Souza Marques eleva a cobertura de saúde da família, nessa região, a 40%. É um percentual significativo, que demonstra que estamos no caminho certo para chegar a nossa meta, que é de 50% nesses bairros e de 35% em toda a cidade.”, afirma o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
A Clínica da Família Souza Marques é a sexta da área de planejamento 3.3 (Madureira e adjacências) e contará com oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal. A previsão é de que sejam feitas 3.200 consultas médicas mensais, além dos demais procedimentos e serviços que serão oferecidos.
No local, os pacientes também passam por procedimentos ambulatoriais, consultas com equipe de enfermagem e com agentes de saúde. Será possível, ainda, realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos.
O terceiro Centro de Referência de Obesos da cidade será instalado na clínica. O Centro atende pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local tem um consultório e uma sala para atividades de grupo e orientação nutricional, e conta com equipamentos específicos como macas para até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelho de pressão para obesos (com manguito maior). O espaço é vinculado a centros de referências do SUS que realizam a cirurgia de redução de estômago para, se houver necessidade, encaminhar os pacientes para a realização da cirurgia.
A nova Clínica da Família também será a primeira a abrigar um centro de atendimento específico para as mulheres. No local, as pacientes terão acesso a exames como preventivo de colo de útero, planejamento familiar, ações de promoção à saúde da mulher, entre outros serviços
A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h, às 12h. O investimento é de R$ 2,8 milhões.
Sobre Souza Marques: A família Souza Marques começou com José de Souza Marques que se formou em Ciências e Letras, tendo graduado-se, em 1922, em Teologia, com 28 anos de idade. Casou-se com Leopoldina Ribeiro de Souza Marques, com quem teve sete filhos. Foi secretário e vice-diretor do Colégio Batista do Rio de Janeiro, na época do Dr. Shepard. Por concurso público, tornou-se professor do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro). Em 1929, fundou uma escola primária que se transformou no Colégio Souza Marques, posteriormente integrado na Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, na região de Cascadura, que também mantém uma Faculdade de Medicina. O governo do Estado do Rio de Janeiro o homenageou, batizando um colégio estadual com o seu nome. Criou a Fundação Técnico-Educacional Souza Marques em 1966. Ele faleceu em 1974.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE muito bom ter uma clinica da familia em madureira mais eu quero saber por que outra pessoas que moram em outros bairro nao pode ser atendido ai e quero deixar claro que isso e absurdo todo lugar e isso sera que o povo vai morrer porque nao pode ser atendido porque nao mora na localidade. isso esta errado .
ResponderExcluirPaulo,
ResponderExcluirComo trabalhador da Clínica da Familia, e principalmente como usuário posso te esclarecer que o governo vem aumentando a quantidade de Clinicas pelo Município e a ideia eh expandir ainda mais. Temos uma cobertura de 40% de Estratégia de Saúde da Familia e a ideia é expandir ainda mais. O povo não vai morrer, pois quando a gente passa muito mal quem faz o primeiro atendimento são as unidades de pronto atendimento (UPA)e a s Clínicas são exatamente para continuar tratamentos, assim como funcionam as clínicas particulares. a diferença está no serviço ser gratuito. Espero poder ter te explicado e tirado suas duvidas.
Abraços.