sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Prefeitura inaugura 55ª Clínica da Família da cidade
A Prefeitura do Rio inaugurou a Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva, em Realengo, dia 18 de janeiro. A unidade fica na comunidade do Batan, é a 55ª clínica da cidade e a segunda do bairro. No local, cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal vão atender os pacientes. Serão beneficiadas 21 mil pessoas e a região terá 55,45% de cobertura de Saúde da Família.
Uma Academia Carioca, um Centro de Convivência do Idoso e uma Sala de Práticas Integrativas também vão funcionar no espaço. Os pacientes atendidos no local poderão realizar exames de eletrocardiografia, ultrassonografias, raios X, exames laboratoriais, curativos, vacinação e o teste do pezinho, entre outros. Em média, 2,4 mil consultas médicas mensais poderão ser feitas na clínica.
No Centro de Convivência do Idoso, os pacientes da terceira idade serão atendidos por um clínico e participarão de atividades multidisciplinares, como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Já na 39ª Academia Carioca da Saúde, os usuários poderão fazer atividades nos dez equipamentos que visam à melhoria de sua capacidade muscular e aeróbia. A Sala de Práticas Integrativas conta com uma maca especializada para reflexologia e uma cadeira para auriculoterapia, massagem e automassagem. Seis profissionais se revezarão para atender a população, no mesmo horário de funcionamento da clínica.
A nova Clínica da Família fica Av. Brasil, s/nº, em Realengo, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.
Sobre Dr. Antônio Gonçalves da Silva: nasceu em Bangu e e formou-se em medico clínico geral. Foi diretor do Hospital de Tuberculose de Bangu, do Hospital de Tuberculose da Estrada de Engenho e do Centro Municipal Waldyr Franco.O médico também fundou a Obra de Assistência à Infância de Bangu (em 22 de setembro de 1949), com a finalidade de abrigar crianças, filhos de pais tuberculosos, carentes.Atualmente, a Obra abriga, hoje, crianças abandonadas de 2 à 6 anos. Antônio também inaugurou o primeiro orfanato na sua própria casa.
Grupo de Tabagismo
Hoje iniciamos o grupo de tabagismo, onde o atendimento é realizado primeiro individualmente, e depois o fumante é encaminhado para quatro sessões fundamentais, que são feitas em grupo. Após essa base, a pessoa pode ainda continuar a frequentar as reuniões de manutenção uma vez por mês, durante cerca de um ano. "Nestas reuniões, são trabalhados os três campos de dependência do cigarro: química, psicológica e comportamental. Além do corpo depender da nicotina, a pessoa se sente presa psicologicamente ao vício, e também precisa deixar o hábito de fumar.
Para maiores informações procure o seu agente comunitário ou o Dr. Luís Felippe, coordenador do grupo.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Campo Grande recebe ação de combate à dengue
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil promove na Comunidade da Nossa Senhora das Graças, em Campo Grande, na próxima sexta-feira, dia 27, das 9h às 13 horas, mais um mutirão do programa “Ação nos Bairros contra a Dengue”.
Cerca de 90 agentes de vigilância em saúde, além de voluntários, participarão da atividade, cujo objetivo é eliminar focos do mosquito transmissor e promover atividades de prevenção à doença com estandes e distribuição de material informativo.
A ação acontece em parceria com a Comlurb e com a 9ª Coordenadoria Regional de Educação. O ponto de encontro será na Escola Municipal Fabio César Pacífico, que fica na Rua Pavão, s/nº - Campo Grande.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Prefeitura do Rio inaugura o segundo Centro de Referência para Obesos da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugura nesta terça-feira, dia 24, o segundo Centro de Referência para Obesos da cidade, na Penha. O serviço funcionará na Clínica da Família Felippe Cardoso, e lá será oferecido acompanhamento médico e tratamento para pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. O local contará com médico endocrinologista, nutricionista e psicólogo especializado em mudança de comportamento, para ajudar na adaptação dos hábitos alimentares dos pacientes. A primeira unidade foi aberta em julho, em Acari.
O centro de referência possui um consultório e uma sala para atividades de grupo e orientação nutricional, e tem, ainda, equipamentos específicos como macas para até 200 kg, balança de até 300 kg, cadeiras especiais para pacientes com obesidade e aparelho de pressão para obesos (com manguito maior). Na unidade, os pacientes receberão também os medicamentos necessários a seu tratamento.
O espaço é vinculado a unidades de referências do SUS que realizam a cirurgia de redução de estômago. Desta forma, se houver necessidade, os pacientes do Centro poderão ser encaminhados para a realização da cirurgia.
O objetivo da Prefeitura é de tratar tanto a obesidade como a saúde do paciente como um todo. Até o final do ano, mais um centro de referência será aberto na cidade.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Saúde leva combate à dengue a feiras livres
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), por meio da Coordenação de Saúde da região da Tijuca e Vila Isabel, leva o combate à dengue às feiras livres da área durante todo o mês de janeiro. O objetivo do projeto Feiras Livres da Dengue é orientar sobre prevenção à doença para a população que frequenta estes espaços. A feira da Avenida Gabriela Prado Maia, na Tijuca, recebe a ação na terça-feira, dia 24 de janeiro. Na quinta-feira, dia 26, é a vez da feira da Rua Moraes e Silva, no Maracanã, receber o projeto.
Profissionais de saúde e agentes de vigilância em saúde ficarão em um estande, acolhendo as solicitações de quem passar pelo local, dando resolubilidade às demandas dentro de sua área de atuação. Também haverá distribuição de material educativo.
Este ano o projeto já passou pelas ruas Gabriela Prado Maia e Garibaldi, na Tijuca, pelas ruas Mendes Tavares e Jorge Rudge, em Vila Isabel e ruas Duquesa de Bragança e Silva Teles, no Andaraí.
domingo, 22 de janeiro de 2012
EQUIPE DA SES EMBARCA PARA OS EUA PARA CONHECER O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO TRATAMENTO DO TRAUMA
Embarcou nesta quinta-feira (19) o segundo grupo de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) que estará em Baltimore, nos Estados Unidos, para aprender normas, protocolos e diretrizes do Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Este treinamento faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Composto por 11 médicos, este grupo permanecerá no treinamento por três semanas. O primeiro grupo, formado por 6 enfermeiros, já está nos EUA desde a semana passada.Eles foram selecionados de acordo com experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.
- Esses profissionais serão capacitados para fazer uma melhor gestão no trauma, montar equipes, acompanhar os pacientes, otimizar o setor de terapia intensiva, entre outros procedimentos. O objetivo é diminuir a mortalidade e sequelas dos pacientes - afirma a subsecretária de Unidades Próprias da SES, Ana Lúcia Neves. Segundo ela, traumatismos múltiplos são responsáveis por mais de 90% das mortes dos jovens entre 16 e 25 anos.
O convênio foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, no fim de 2010. Em 2011, uma equipe da SES esteve na cidade e, no segundo semestre, foi a vez de a equipe norte-americana vir ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, ao retornar da viagem, o grupo possa implementar o atendimento de alta qualidade aos pacientes politraumatizados do primeiro Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Estadual Alberto Torres e ajudar na criação de outros três centros, nos hospitais estaduais Albert Schweitzer, Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes.
- Eles funcionarão como multiplicadores de conhecimento. A ideia é que todos os trabalhem alinhados com estratégias, normas e protocolos já existentes. Estamos olhando para o futuro, é um preparativo para os eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro receberá – explica Ana Lúcia.
Curiosidades e alta tecnologia - Do que conhecerão em Baltimore, os profissionais da SES-RJ vão importar o conceito de Sala Inteligente para implantar no novo Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres. Entre outras tecnologias, essa sela possui tomografia em tempo real, em que o médico, do próprio Centro Cirúrgico, consegue ver o exame sem precisar ser revelado, podendo assim, tomar decisões rápidas sobre procedimentos a serem adotados durante a cirurgia.
- Uma coisa que impressionou a nossa equipe lá foi que o sistema é tão integrado de maneira multidisciplinar, que os funcionários atuam quase que num balé orquestrado. Há casos de ter cinco pessoas numa sala de 9m2, que trabalham ao mesmo tempo e nem se esbarram - destacou Rogério Casemiro, o médico-chefe do grupo.
O grupo poderá conferir ao vivo um robô responsável pela medicação do paciente. O hospital norte-americano utiliza deste sistema em que o robô vai até a farmácia da unidade, pega o remédio e leva até o leito do paciente. Como o robô não pode medicar o paciente sozinho, ele fica lá aguardando o enfermeiro chegar e confirmar que a medicação foi entregue. Se ele não vier, o próprio robô o chama.
- Há robôs também, utilizado por gestores de determinadas áreas, que filmam as dependências do hospital, mas que podem ser guiados via web, de casa - destaca Casemiro.
Importando conhecimento e exportando um modelo - O Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez em outubro de 2011 os integrantes da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, com objetivo de dar continuidade à elaboração do plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo. O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos. A Câmara decidiu que o modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)¸ criado em 2007 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, será levado para outras regiões do país, dando suporte nos atendimentos de urgência a emergência durante o grande evento.
sábado, 21 de janeiro de 2012
'PARTO NORMAL' É MELHOR PARA MÃES E BEBÊS. VEJA DICAS DO OBSTETRA DO HERF
"Natural é parto normal". É com esta afirmação que o médico obstetra e coordenador da maternidade do Hospital Estadual Rocha Faria (HERF), em Campo Grande, Juciney Pacheco, inicia a explicação sobre os benefícios que o parto normal traz para as mães e os bebês. Este também é o conceito preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS). Segundo o especialista, as vantagens do parto normal são muitas: os índices de complicações, como infecção e hemorragia, são menores; dor quase inexistente no pós-operatório; o risco de morte de mães e bebês é seis vezes menor; tempo menor de recuperação da mãe, permitindo que ela rapidamente tenha contato com o filho e comece a amamentar; e o tempo para a mãe retornar às atividades no parto normal é quase imediato e da cesárea é de, em média, 25 dias.
Além de orientar os médicos a optar pelo parto normal, com exceção dos casos em que há indicação de cesárea por conta de possíveis riscos para mãe ou bebês, a Secretaria de Estado de Saúde investe no parto humanizado, já implementado no Hospital da Mulher Heloneida Studart, no Hospital Estadual Albert Schweitzer e no Hospital Estadual Rocha Faria. Neste último, apesar de ser uma unidade de saúde referenciada como maternidade de alto risco, o índice de realização de cesáreas é abaixo de 30%, conforme preconiza a OMS, que recomenda uma taxa entre 15% e 30%. Em 2011, o hospital realizou 6.797 partos, sendo 4.916 normal.
- No Brasil, as pessoas creem de forma equivocada que a cesárea é melhor. Muitas mães acham que vão sentir mais dor ou correr risco se fizerem parto normal e isso não é verdade. É papel do médico orientar às famílias sobre as vantagens deste procedimento natural – explica Juciney.
A estudante Raquel da Silva, de 18 anos, mãe do pequeno Carlos Eduardo da Silva e moradora de Sepetiba, passou pela experiência do parto normal e recomenda. Ela foi atendida no HERF.
- Quando cheguei para ter meu filho, não sabia se queria ter parto normal porque tinha medo de sentir dor. Os médicos conversaram comigo e me ajudaram e acho que foi bom ter feito parto normal, pois uma hora depois eu já estava bem e pude tomar banho. Também consegui amamentar meu filho mais rápido e passar mais tempo com ele – afirma Raquel.
Núcleo de Avaliação Fetal – O Hospital Estadual Rocha Faria inaugurou no dia 14 de dezembro o primeiro Núcleo de Avaliação Fetal (NAF) da rede pública estadual de saúde, que permite, por meio de exames avançados, avaliar o feto ainda dentro da barriga da mãe. O novo serviço conta com ultrassonografia morfológica fetal, dopplervelocimetria materna e fetal, cardiotocografia basal, perfil biofísico fetal, perfil biofísico do embrião e amnioscopia. Todos eles são voltados, principalmente, para pacientes em gestação de alto risco. A futura mamãe pode acompanhar tudo através de um monitor, recebendo as explicações necessárias durante o procedimento. Todos os exames são indolores e não-invasivos.
O NAF funciona dentro da maternidade do hospital e atende pacientes internadas na unidade e em outros hospitais da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), agendadas previamente na secretaria do NAF. Essas pacientes precisam ter um pedido médico e ser encaminhadas pelas unidades da SES. O atendimento é diário e ininterrupto para as gestantes internadas no hospital e de segunda a sexta, das 8h às 17h, para as demais.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Prefeitura do Rio inaugura a 12ª UPA 24 horas da cidade, na Zona Oeste
Unidade de Pronto Atendimento, em Paciência, é a quinta administrada pela SMSDC na região
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) inaugurou sua 12ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Instalada em Paciência, na Zona Oeste, a unidade vai beneficiar mais de 90 mil moradores da região. A UPA recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões – entre obras estruturais e de urbanização no entorno – e deve realizar até nove mil atendimentos de urgência e emergência por mês.
A unidade de Paciência, a quinta administrada pela prefeitura na Zona Oeste (as outras ficam em Vila Kennedy, Sepetiba, Santa Cruz e Senador Camará), tem em sua estrutura quatro consultórios médicos, um de classificação de risco e um de atendimento social. A UPA conta ainda com uma sala de reanimação e emergência, salas de observação, laboratório de análises clínicas, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue.
“Esta é a 28ª unidade de saúde que a população da Zona Oeste recebe nesta gestão. A abertura da UPA de Paciência mostra mais uma vez a preocupação que temos com o morador dessa região, que sempre esteve à margem dos serviços públicos, especialmente de saúde. Assumimos um compromisso e estamos atingindo o nosso objetivo”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.
Com aproximadamente mil metros quadrados, a unidade está equipada para oferecer serviços como acolhimento; atendimento médico clínico e pediátrico; nebulizações; suturas; curativos; exames de raios-x; eletrocardiogramas; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes. Serão 26 profissionais de plantão, sendo quatro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.
Com aproximadamente mil metros quadrados, a unidade está equipada para oferecer serviços como acolhimento; atendimento médico clínico e pediátrico; nebulizações; suturas; curativos; exames de raios-x; eletrocardiogramas; exames laboratoriais: sangue; urina e fezes. Serão 26 profissionais de plantão, sendo quatro médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêutico.
Construída na Rua Estrada Santa Eugênia, s/nº, na Praça Jardim Sete de Abril, a unidade funcionará 24 horas e será referência para atendimento de urgência e emergência para crianças e adultos. A instalação da unidade evita que a população local precise se deslocar para emergências hospitalares, que existem para tratar os casos mais complexos. Com alto grau de resolutividade, menos de 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs são transferidos para hospitais.
Com a abertura da nova unidade, mais de 1,6 milhão de pessoas em toda a cidade serão atendidas pelas UPAs municipais. As demais ficam em Vila Kennedy, Rocinha, Manguinhos, Alemão, Cidade de Deus, Santa Cruz, Engenho de Dentro, Costa Barros, Senador Camará, Sepetiba e Madureira. Até o fim de 2012, outras oito devem ser inauguradas pela Prefeitura. Juntas, as UPAs municipais realizaram em 2011 mais de 1 milhão de atendimentos.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
SINAIS DE ALERTA APARECEM NA MAIOR PARTE DOS CASOS DE MORTES POR DENGUE
Febre, dores de cabeça, no corpo e nas articulações são alguns dos sinais e sintomas mais conhecidos da dengue. No entanto, os chamados sinais de alerta seguem sem receber a merecida atenção. A Secretaria de Estado de Saúde constatou que, na maior parte das mortes de vítimas da doença, estes sinais apareceram em algum momento, mas demoraram a ser associados ao agravamento da doença.
Infelizmente é comum que, uma vez sem febre, o paciente acredite já estar curado e deixe de ter um acompanhamento médico sistemático, com os cuidados que seu estado clínico requer. É, então, que a dengue avança de maneira abrupta e coloca a vida do paciente em risco.
Entre os sinais e sintomas mais comuns nas vítimas da doença estão queda abrupta de plaquetas com hemoconcentração, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sonolência. Mas outros sintomas como confusão mental, dificuldade respiratória, pele pálida, fria e úmida, sede excessiva e boca seca, pulso rápido e fraco, além de perda de consciência também são indícios de que o estado de saúde do paciente se agravou.
CUIDADOS - Pacientes com outras comorbidades como diabetes e hipertensão devem ter o cuidado redobrado. Beber muito líquido e se manter de repouso até o final do período indicado pelo médico são alguns dos cuidados essenciais para evitar o avanço da dengue e ter uma boa recuperação.
Essas medidas devem ser tomadas mesmo que o paciente comece a se sentir melhor e tenha uma falsa sensação de que está curado, atrapalhando o tratamento e permitindo a progressão da doença. Por isso, é fundamental que os profissionais de saúde orientem todos os pacientes sobre os sinais de alerta; o paciente, ao perceber algum destes sinais, procure imediatamente o serviço de saúde; todo paciente com dengue seja regularmente reavaliado ao longo do período da doença.
Casos de dengue em 2012 - Durante as duas primeiras semanas epidemiológicas de 2012 (de 1º de janeiro a 14 de janeiro) foram notificados 856 casos suspeitos de dengue no Estado do Rio de Janeiro. Nesse período, nenhum óbito foi registrado. Ressaltamos que os números acima foram compilados pela Secretaria de Estado de Saúde a partir de dados inseridos no sistema pelos municípios até às 14 horas desta terça-feira, 17 de janeiro.
Campanha 10 Minutos Contra a Dengue - A campanha foi lançada pela Secretaria de Estado de Saúde como o tom do alerta para evitar o alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.
Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfilwww.twitter.com/RioContraDengue.
10 pontos de prevenção:
1. Manter a caixa d'água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo
2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas
3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados
4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo
5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros
6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpos e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito
7. Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual
8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d'água
9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos
10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Crianças e adolescentes do projeto Bombeiro Mirim se reuniram na manhã desta terça-feira (17.01), no Complexo do Alemão, para aprender lições de cidadania, primeiros-socorros e prevenção contra a dengue e acidentes. Durante a atividade, mais de 9 mil inscritos no programa do Corpo de Bombeiros do Estado começaram a ser capacitados para atuar como agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os bombeiros mirins percorrerão, durante um mês, 19 comunidades pacificadas do Rio, além do Complexo do Alemão, alertando a população sobre a doença, além de ajudar na identificação de criadouros.
Os participantes serão acompanhados de um bombeiro militar, de quem receberão instruções sobre prevenção da doença, atuação prática de combate ao mosquito e conscientização da população.
- Além de receber instruções, os bombeiros mirins vão conhecer e participar das ações de prevenção. Serão capacitados sobre como abordar os moradores dessas comunidades e serão verdadeiros multiplicadores. As crianças e os adolescentes são atentos e captam facilmente os conhecimentos - explicou o coronel Mauro Domingues, coordenador de Ação Social do Corpo de Bombeiros.
Segundo Domingues, os participantes do projeto também terão aulas de civismo e cidadania, prevenção contra incêndio, acidentes domésticos e uso de drogas, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. Com 25 anos de existência, o Projeto Bombeiro Mirim capacita jovens para atuar em suas comunidades, tornando-se, assim, multiplicadores do conhecimento.
10 minutos contra a dengue - A campanha "10 Minutos Contra a Dengue" é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.
Campanha na internet - O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem O Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/riocontradengue.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Prefeitura inaugura 54ª Clínica da Família da cidade
Com a unidade, a região da AP 5.1 passa a ter 53,8% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família
A Prefeitura do Rio inaugura, dia 13 de janeiro, Clínica da Família Mário Dias de Alencar, em Senador Camará. A unidade, a 54ª da cidade e a segunda do bairro, contará com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, além de uma Academia Carioca e um Centro de Convivência do Idoso. Com a nova clínica, 17.500 pessoas serão beneficiadas e a região terá 53,8% de Cobertura de Saúde da Família.
A unidade conta também com uma sala de eletrocardiografia, possibilitando a realização de eletrocardiogramas no próprio local. Além disso, ultrassonografias, raios X, exames laboratoriais, curativos, vacinação e o teste do pezinho, entre outros, estarão à disposição da população. Em média, duas mil consultas médicas mensais poderão ser feitas na clínica.
No Centro de Convivência do Idoso, os pacientes da terceira idade serão atendidos por um clínico e participarão de atividades multidisciplinares, como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Já na 39ª Academia Carioca da Saúde, os usuários poderão fazer atividades nos dez equipamentos que visam à melhoria de sua capacidade muscular e aeróbia.
A nova Clínica da Família fica na Rua do Encanamento, s/nº, Senador Camará, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.
Sobre Mário Dias de Alencar: Em 1958 foi aprovado no vestibular para a Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, e atuou politicamente durante os seis anos do curso médico. Perseguido pela Ditadura Militar, procurou abrigo na Zona Oeste, onde depois de algum tempo, passou a exercer a sua profissão de médico pediatra. Trabalhou durante 44 anos em Bangu, Padre Miguel e Campo Grande.
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
CAMPOS VAI RECEBER KITS CALAMIDADE DO GOVERNO DO ESTADO
O município de Campos dos Goytacazes é o sexto a receber os Kits de Calamidade, enviados pela Secretaria de Estado de Saúde às cidades atingidas pelas enchentes e alagamentos no Norte e Noroeste Fluminense. Outros kits já foram disponibilizados para Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Aperibé. Cada um tem 45 itens e vai armazenado em seis grandes caixas, com estoque para atender até 500 pessoas.Os kits contêm medicamentos para a atenção básica, frascos de cloreto de sódio, frascos de dipropionato de dexometasona de 250 mg, esparadrapo impermeável, frascos de permetrina, salbutamol e unidades de dexometasona, luvas, seringas, paracetamol, penicilina, ataduras, água, glicose e catéter.Além dos kits, os municípios afetados estão recebendo ainda frascos de hipoclorito de sódio, usado para desinfecção de feridas e água, além de material informativo à população. Campos e Italva solicitaram reforço à Subsecretaria de Vigilância em Saúde e estão recebendo neste sábado (7) 2.000 e 300 doses de vacina antitetânica, respectivamente.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Prefeitura inaugura primeira Clínica da Família em Jacarepaguá
A Prefeitura do Rio inaugura nesta quarta-feira, dia 11, às 10h, Clínica da Família Pe. José de Azevedo Tiúba, na Gardênia Azul, em Jacarepaguá. A nova clínica irá beneficiar 17.500 pessoas com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. A unidade contará com uma Academia Carioca e com um Centro de Convivência do Idoso.A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.
A unidade fica Praça Ludovia s/nº, e seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. O investimento é de R$ 3 milhões, e as obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras.
Sobre Pe. José de Azevedo Tiúba: Nasceu no Pará em 30/09/1925. Sua ordenação foi em 17/03/1956. Padre Tiúba, como era conhecido, era da congregação dos barnabitas, celebrava as missas na Paróquia da Gardênia Azul e atuava junto à comunidade católica do bairro. Faleceu em 20/07/2006.
Clínica da Família de Inhoaíba comemora primeiro aniversário
A Clínica da Família David Capistrano Filho, em Inhoaíba, realizará uma grande festa nesta terça-feira, dia 10, a partir das 14 horas, para comemorar o seu primeiro aniversário. A unidade disponibilizará tendas de artesanato, combate à dengue, saúde bucal, antitabagismo, planejamento familiar, entre outros. Além disso, durante o evento serão sorteadas cestas básicas para a população.
A Clínica da Família foi inaugurada no dia 7 de janeiro de 2011 e conta com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, beneficiando mais de 21 mil pessoas da região. A atividade acontecerá na Avenida Cesário de Melo, s/nº, Campo Grande (em frente ao Centro Municipal de Saúde Professor Mário Vitor de Assis Pacheco)
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
SUBPAV apresenta Planejamento Estratégico de 2012
Na manhã desta 2a feira, dia 09 de janeiro de 2012, o Subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, apresentou o planejamento estratégico para este ano.