quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HOSPITAL DA MULHER SE FIRMA COMO REFERÊNCIA NA PRÁTICA DO PARTO HUMANIZADO



Em março de 2011, a primeira unidade da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco comemorou seu primeiro ano de funcionamento. Desde a sua inauguração, o Hospital da Mulher Heloneida Studart (HMHS), localizado em São João de Meriti, vem colocando em prática a cultura do parto humanizado – série de ações que visam atender as necessidades da gestante, incluindo desde a presença de um acompanhante de sua confiança durante o parto até aspectos fisiológicos, psicossociais e sociais. A prioridade é respeitar as vontades da grávida com o mínimo possível de intervenções médicas, estimulando o parto natural.

Contando com ambulatório especializado em atendimentos em ginecologia, mastologia, clínica geral, cardiologia, endocrinologia, psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem e serviço social, o centro materno também oferece exames laboratoriais, raios-x, mamografia, eletrocardiograma, cardiotocografia, entre outros, além de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade Intermediária (UI) neonatal e UTI adulto. Os serviços destinam-se às gestantes que são atendidas no hospital encaminhadas por postos de saúde e hospitais públicos por meio da Central de Regulação.

Prêmio inédito no Rio de Janeiro - No dia 22 de setembro, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade é a primeira do estado do Rio de Janeiro a receber tal certificação e a segunda em todo o Brasil. O programa, criado em 2005, tem por objetivo o reconhecimento das unidades de saúde que implementam e praticam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Em 2010, com apenas seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro.

Casa da mãe – O Hospital da Mulher é a primeira unidade da rede pública estadual a contar com a Casa da Mãe, local onde a parturiente fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para mais cuidados na UTI ou UI. O espaço recebe puérperas que moram longe da unidade – mínimo de 50 km de distância - ou em lugares de difícil acesso e permite que essas mães fiquem próximas aos filhos que permanecem internados, garantindo, com isso, o contato e o aleitamento tão importantes na recuperação dos recém-nascidos. De um monitor instalado no espaço, elas também podem acompanhar os bebês, on line e 24 horas por dia, através de um circuito fechado de TV.

As instalações da Casa da Mãe foram planejadas com o conceito de casa, com ambientação acolhedora, fugindo do padrão dos alojamentos hospitalares. São três apartamentos com dormitório, sala e copa-cozinha, banheiros e lavanderia com capacidade para hospedar 15 mães.

Outros serviços – Além de oferecer os principais exames que gestantes e recém-nascidos devem fazer, o Hospital da Mulher realiza os testes do olhinho e da orelhinha em todo bebê que nasce na unidade. Em 2011, o HMHS lançou o Disk Amamentação (2651-9651) para tirar as dúvidas das lactantes sobre o aleitamento, tentando garantir, com isso, a continuidade do ato de amamentar em casa durante, no mínimo, os primeiros seis meses do bebê. O serviço funciona das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira. As situações de maior complexidade são encaminhadas ao Comitê de Aleitamento Materno, formado por uma equipe multidisciplinar composta por obstetra, pediatra, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo, que, em até 24 horas, retorna a ligação para as usuárias, levando propostas para a resolução dos problemas descritos.

Também faz sucesso entre as mamães é o atendimento de cabeleireiro e manicure para aquelas que vão dar à luz no hospital. Elas podem fazer, gratuitamente, maquiagem, penteados e escova, além de esmaltar as unhas.

O Hospital da Mulher oferece também atendimento de planejamento familiar, recebendo, em média, 196 pessoas mensalmente e orientando os casais na escolha do método contraceptivo mais adequado, além de informar sobre sexualidade, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), entre outros assuntos. As reuniões acontecem toda quarta-feira, às 10 horas.

Ceama – Pensando na necessidade de acolhimento diferenciado às grávidas adolescentes entre 12 e 18 anos, o HMHS criou o Centro de Atenção à Mulher Adolescente (Ceama). Lá, elas recebem um pré-natal individualizado com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de uma gestação saudável, diminuindo o risco de mortalidade materna e perinatal. O serviço atua também de forma educativa, através de palestras de conteúdos voltados para a sexualidade, gravidez inesperada, alterações no corpo durante a gestação, planejamento familiar, DSTs e primeiros cuidados com o recém-nascido. O Ceama mantém uma média mensal de 558 atendimentos e as reuniões em grupo são realizadas todas as terças-feiras, às 10 horas.

Violência contra a mulher – Para ajudar mulheres vítimas de violência, a unidade criou o SOS Mulher, que presta atendimento emergencial, ambulatorial e individual. Em casos de violência sexual, são tomadas também medidas imediatas para a prevenção da gravidez e de DSTs, além de orientações em situações de aborto previsto em lei e encaminhamento para atendimento multidisciplinar, policial e jurídico, quando necessário. O serviço também oferece um grupo de discussão, que acontece todas as terças-feiras, às 13h. O SOS Mulher atende uma média de 34 mulheres por mês. Para participar dos grupos é preciso que a mulher esteja matriculada no HMHS através de encaminhamento feito pelos postos de saúde, que avaliam o perfil e a necessidade de cada paciente.

Somente no ano passado, 4.511 partos foram realizados no hospital, além de 9.959 internações, 550 cirurgias ginecológicas, 127.162 consultas, 14.007 radiografias, 31.443 ultrassonografias, 16.466 mamografias e 9.281 ecocardiogramas

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.