Embarcou nesta quinta-feira (19) o segundo grupo de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) que estará em Baltimore, nos Estados Unidos, para aprender normas, protocolos e diretrizes do Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Este treinamento faz parte dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Composto por 11 médicos, este grupo permanecerá no treinamento por três semanas. O primeiro grupo, formado por 6 enfermeiros, já está nos EUA desde a semana passada.Eles foram selecionados de acordo com experiência na área de traumas e vínculo com alguma unidade de saúde da rede pública estadual.
- Esses profissionais serão capacitados para fazer uma melhor gestão no trauma, montar equipes, acompanhar os pacientes, otimizar o setor de terapia intensiva, entre outros procedimentos. O objetivo é diminuir a mortalidade e sequelas dos pacientes - afirma a subsecretária de Unidades Próprias da SES, Ana Lúcia Neves. Segundo ela, traumatismos múltiplos são responsáveis por mais de 90% das mortes dos jovens entre 16 e 25 anos.
O convênio foi assinado pelo secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, no fim de 2010. Em 2011, uma equipe da SES esteve na cidade e, no segundo semestre, foi a vez de a equipe norte-americana vir ao Rio de Janeiro. A expectativa é que, ao retornar da viagem, o grupo possa implementar o atendimento de alta qualidade aos pacientes politraumatizados do primeiro Centro de Trauma do Estado do Rio de Janeiro, no Hospital Estadual Alberto Torres e ajudar na criação de outros três centros, nos hospitais estaduais Albert Schweitzer, Getúlio Vargas e Adão Pereira Nunes.
- Eles funcionarão como multiplicadores de conhecimento. A ideia é que todos os trabalhem alinhados com estratégias, normas e protocolos já existentes. Estamos olhando para o futuro, é um preparativo para os eventos esportivos que a cidade do Rio de Janeiro receberá – explica Ana Lúcia.
Curiosidades e alta tecnologia - Do que conhecerão em Baltimore, os profissionais da SES-RJ vão importar o conceito de Sala Inteligente para implantar no novo Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres. Entre outras tecnologias, essa sela possui tomografia em tempo real, em que o médico, do próprio Centro Cirúrgico, consegue ver o exame sem precisar ser revelado, podendo assim, tomar decisões rápidas sobre procedimentos a serem adotados durante a cirurgia.
- Uma coisa que impressionou a nossa equipe lá foi que o sistema é tão integrado de maneira multidisciplinar, que os funcionários atuam quase que num balé orquestrado. Há casos de ter cinco pessoas numa sala de 9m2, que trabalham ao mesmo tempo e nem se esbarram - destacou Rogério Casemiro, o médico-chefe do grupo.
O grupo poderá conferir ao vivo um robô responsável pela medicação do paciente. O hospital norte-americano utiliza deste sistema em que o robô vai até a farmácia da unidade, pega o remédio e leva até o leito do paciente. Como o robô não pode medicar o paciente sozinho, ele fica lá aguardando o enfermeiro chegar e confirmar que a medicação foi entregue. Se ele não vier, o próprio robô o chama.
- Há robôs também, utilizado por gestores de determinadas áreas, que filmam as dependências do hospital, mas que podem ser guiados via web, de casa - destaca Casemiro.
Importando conhecimento e exportando um modelo - O Rio de Janeiro recebeu pela primeira vez em outubro de 2011 os integrantes da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, com objetivo de dar continuidade à elaboração do plano de ação em Assistência e Vigilância em Saúde para o evento esportivo. O grupo é formado por representantes do Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e das cidades e Estados que receberão os jogos. A Câmara decidiu que o modelo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)¸ criado em 2007 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, será levado para outras regiões do país, dando suporte nos atendimentos de urgência a emergência durante o grande evento.
0 comentários:
Postar um comentário