Crianças e adolescentes do projeto Bombeiro Mirim se reuniram na manhã desta terça-feira (17.01), no Complexo do Alemão, para aprender lições de cidadania, primeiros-socorros e prevenção contra a dengue e acidentes. Durante a atividade, mais de 9 mil inscritos no programa do Corpo de Bombeiros do Estado começaram a ser capacitados para atuar como agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Em uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os bombeiros mirins percorrerão, durante um mês, 19 comunidades pacificadas do Rio, além do Complexo do Alemão, alertando a população sobre a doença, além de ajudar na identificação de criadouros.
Os participantes serão acompanhados de um bombeiro militar, de quem receberão instruções sobre prevenção da doença, atuação prática de combate ao mosquito e conscientização da população.
- Além de receber instruções, os bombeiros mirins vão conhecer e participar das ações de prevenção. Serão capacitados sobre como abordar os moradores dessas comunidades e serão verdadeiros multiplicadores. As crianças e os adolescentes são atentos e captam facilmente os conhecimentos - explicou o coronel Mauro Domingues, coordenador de Ação Social do Corpo de Bombeiros.
Segundo Domingues, os participantes do projeto também terão aulas de civismo e cidadania, prevenção contra incêndio, acidentes domésticos e uso de drogas, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. Com 25 anos de existência, o Projeto Bombeiro Mirim capacita jovens para atuar em suas comunidades, tornando-se, assim, multiplicadores do conhecimento.
10 minutos contra a dengue - A campanha "10 Minutos Contra a Dengue" é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. A iniciativa foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.
Campanha na internet - O site do programa da Secretaria de Estado de Saúde traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem O Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/riocontradengue.
0 comentários:
Postar um comentário